sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Diogo de Vasconcellos - Patrono da Cadeira 09 do IHGMG

Diogo Luis de Almeida Pereira de Vasconcelos nasceu em Mariana, em 8 de maio de 1843, e faleceu em Belo Horizonte, em 17 de junho de 1927. 

Estudou no Seminário de Mariana e, depois, no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, encaminhando-se para São Paulo, onde se graduou em Direito, em 1867. 

Tornou-se político, defensor ferrenho da igreja católica, famoso por suas atitudes conservadoras, e se tornou membro do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil. 

Durante o Império, foi Secretário Geral, no governo provincial mineiro do Conselheiro José Maria Sá e Benevides. 

Eleito para a legislatura de 1877, na Câmara dos Deputados, foi reeleito em 1885. Com a proclamação da República, Diogo de Vasconcelos foi vereador e presidente da Câmara de Ouro Preto, de 1892 a 1893, quando, exaustivamente, combateu a mudança da capital do estado para outro local. 

Estendeu seus atributos polêmicos ao jornalismo, dirigindo por muitos anos “O Farol” de Juiz de Fora e o “Jornal de Minas” de Ouro Preto, ocupando também a Academia Mineira de Letras. 

Escreveu, em 1904, a “História Antiga de Minas Gerais” e, em 1918, a “História Média de Minas Gerais”. 

Tornou-se um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, sendo o seu primeiro orador oficial por mais de vinte anos.

Patrono da cadeira número 9 do Instituto Histórico e Geográfico de MG.

Fotografias inclusas obtidas no acervo do Arquivo Público Mineiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário